Sobre mim...
Chamo-me Cláudia Sebastião, sou casada e mãe de duas crianças.
Nasci em 1978, na Alemanha, filha de pais emigrantes. Com um ano, mudei para uma aldeia perto de Leiria, em Portugal. A minha infância foi vivida em contacto com a natureza. Uma ida à sede de concelho, Leiria, era planeada com antecedência. Os meros 13 quilómetros de distância pareciam uma enorme distância. Nos dias bons, a minha mãe comprava um livro de BD no quiosque da rodoviária. As leituras restantes eram feitas em livros emprestados por um primo, também BD.
Mais tarde, é nas bibliotecas escolares que mergulho, lendo as obras obrigatórias e as alternativas. A paixão pela escrita e pela leitura levaram-me a querer ser jornalista. Frequentei o curso tecnológico de Comunicação, na tal cidade longínqua de Leiria. O curso superior em Comunicação Social, foi concluído em Coimbra. Como gosto muito de aprender e saber mais e sou muito curiosa, voltei a estudar dez anos depois para fazer o Mestrado de Comunicação, Cultura e Tecnologias da Informação, no ISCTE, em Lisboa, onde já vivia.
Entre 2000 e 2016, fui jornalista na TVI, integrando a editoria de Política. Durante quase todo esse tempo fui a jornalista parlamentar desta estação televisiva. Aí aprendi a sintetizar em menos de dois minutos debates que levam uma tarde inteira. Ganhei o gosto por explicar de forma simples coisas complicadas e de contar histórias inspiradoras de pessoas. Esta última parte acaba por ganhar mais vida a partir de 2007, com a criação, com o meu marido, do programa de rádio Caminho de Emaús, distribuído por rádios locais e online. Fascinam-me histórias de vida das pessoas. Cada uma é diferente, rica e inspiradora. Em 2016, saí da TVI e mudei-me para a PAULUS Editora, sendo jornalista da revista Família Cristã e revisora.
Depois de a revista fechar, mantive colaborações com Observador e Expresso.
Tenho alguns livros publicados: Marcelo Rebelo de Sousa – O Presidente dos Afetos; em coautoria com o marido, Obrigadu Barak (sendo a responsável pela poesia), Orar a vida – 40 orações para a gravidez, Para toda a vida – Deus no nosso matrimónio e Bênçãos de Deus no meu Crisma.
Fascinam-me histórias de vida das pessoas. Cada uma é diferente, rica e inspiradora.
